Basta você entrar em um restaurante no horário do almoço para constatar um triste fato: almoçar fora está ficando cada vez mais caro.
Nos últimos 12 meses, o brasileiro que comeu na rua gastou, em média, 10,03% a mais pela comida, índice bem superior à inflação. Mesmo assim, os proprietários de restaurantes alegam que os seus custos estão crescendo muito e que está ficando cada vez mais difícil manter os atuais valores da refeição. Isto quer dizer que podemos esperar por novos aumentos.
Diante deste cenário, muitas pessoas estão optando pelo velho hábito de preparar sua própria refeição, Claro que nem todos podem se dar a este luxo, mas nos dias de hoje, fazer refeições no aconchego do lar pode ser uma excelente opção para quem quer comer bem gastando menos.
No entanto, para que esta mudança seja benéfica principalmente para o seu bolso, você precisa prestar atenção em como faz suas compras no supermercado, sob pena deste novo hábito revelar-se ainda mais dispendioso para o seu já tão apertado orçamento.
Isto porque a maior inimiga de nosso orçamento é a compra por impulso, e o supermercado é um grande mestre em nos induzir a este hábito negativo. É só dar um passeio pelas gôndolas que você vai se expor a inúmeras tentações.
É comum o caso de pessoas que vão ao supermercado para comprar leite, pão e feijão e saem com bolo, sorvete, alguns temperos, uma tábua de passar roupa que estava na promoção e mais uma blusa de malha. A impulsividade diante das gôndolas se tornou comum entre consumidores brasileiros, que frente à grande variedade de itens e bombardeio das ofertas são tentados a gastar no supermercado mais do que tinham planejado.
Por esta razão, apresentamos aqui três passos, que segundo os especialistas permitirão que você economize nas compras de supermercado e consiga usufruir de uma alimentação saudável e prazerosa.
São eles:
1. Monte o seu cardápio semanal das refeições;
2. Elabore sua lista;
3. Compre somente o que foi planejado.
A prática destes três passos vai requerer muita disciplina de sua parte, mas é extremamente importante para quem valoriza seu dinheiro. Basta olhar em sua geladeira ou dispensa a quantidade de produtos que você adquiriu sem necessidade, e que vai direto para o lixo. Estima-se que mais de 30% dos alimentos produzidos no Brasil vão direto para o lixo.
E você também vai permitir que parte do seu salário vá direto do bolso para o lixo? Claro que não.
Então, além de seguir os três passos acima, não vá ao supermercado com fome ou em momentos de tensão emocional. Assim sua decisão de compra vai ser comandada por seu cérebro, que sabe o que é melhor para você a médio prazo, e não pelos seus sentimentos, que sempre buscam um prazer imediato para suprir uma carência momentânea.
Seguindo o seu plano semanal, você não só reduz o tempo que fica no supermercado como também pode fazer suas compras com mais objetividade; afinal, sabendo de antemão o que vai cozinhar, você já consegue prever exatamente os ingredientes e itens que precisará comprar, reduzindo de forma significativa o desperdício. Tempo também é dinheiro, não é verdade?
Na hora de montar o cardápio, dê preferência para itens que não são industrializados que, além de mais em conta, são mais saudáveis e saborosos. Vale a pena ainda checar as frutas, verduras e temperos da estação, mais fresquinhos e que pesam menos do bolso.
Feito isto, é só desfrutar de uma deliciosa refeição. Bom apetite.
Deixe um comentário